linha D.png
Assinatura C.png

VÍDEOS

Esta obra foi encomendada por um cliente que pediu uma cena da colheita de café. O olhar dele gostaria de voltar para a cena de sua juventude e remetê-lo ao avô, nas lavouras de café. Achei uma bela oportunidade de explorar um tema que, particularmente gosto muito, mas até então não havia tido oportunidade abordar. Logo pensei que não seria uma composição tão fácil. Saí a campo, em busca de lavouras de cafés e modelos para iniciar a composição. A inspiração veio da obra que sempre admirei "A colheita", de Antônio Ferringo. Apesar de estilos diferentes como não lembrar do cafezal de Portinari ao desenvolver este tema? Daí formas, texturas, cores e especialmente atmosfera rústica em poeira que a própria atividade dispõe naturalmente.

 

Cada composição, o seu próprio desafio. Organizar os elementos estéticos e narrativos de uma cena de modo a manter a harmonia pode não ser a tarefa mais fácil. Principalmente em composições mais complexas. Nesse momento, buscar aquela imagem mental, nos mantendo o mais fiel possível a esta imagem pode ser uma boa opção para conseguir com que no final a pintura transmita sua mensagem de maneira mais contundente a quem a contempla.

 

Entre as buscas, ideias em captar o novo, o real e o poético surge o belo das tintas, tons, pincéis e momentos. Eis a pintura "Uma tarde na escada da fazenda"

 

“Uma tarde na escada da fazenda” - “An afternoon on the farm stairs”   - Parte 2 - 

E a narrativa se faz. A tela recebe os esboços depois da composição e a pintura se revela na arte de Clodoaldo Martins.

Música: Laboratório de Cordas Dedilhadas da USP Ribeirão Preto, Caio de Souza e Vitor Botelho interpretam Brejeiro, de Ernesto Nazareth em arranjo para viola brasileira e violão, sob coordenação do professor Gustavo Costa.

“Uma tarde na escada da fazenda” - “An afternoon on the farm stairs”   - Parte 1 - O processo de criação é uma busca de composição entre o real e o imaginário, através da inspiração. Acompanhe alguns detalhes deste encontro na arte de Clodoaldo Martins, pintor realista.